As empresas estão sempre em busca de novos clientes, da expansão da sua marca e de ser referência no mercado. E pensando nessa questão, desenvolvem vantagens exclusivas, brindes promocionais, entre outras ideias. Mas o que muito os empresários esquecem é que após a atração, vem o relacionamento com esse cliente para conseguir mantê-lo.
Nesse âmbito, o marketing de relacionamento vem para garantir a manutenção desse vínculo com o público-alvo e é ele que vai desenvolver o bem estar entre o consumidor e a empresa.
A comunicação entre esses dois elementos vêm se tornando cada vez mais fundamental no ambiente empresarial. Até mesmo assessorias de prefeituras ou serviços bancários tem se desprendido de protocolos tradicionais e burocráticos e estão indo além da função de solucionar problemas no campo virtual.
Entendendo o Marketing de Relacionamento
A concepção de marketing de relacionamento é compreendida por todas as atividades desenvolvidas pelas organizações no objetivo de gerar e garantir uma boa ligação e relação com o seu público alvo.

O Marketing de relacionamento é essencial
Esse vínculo é desenvolvido através do consentimento de vantagens únicas, brindes corporativos para os clientes fiéis, estratégias para atrair novos consumidores e além de fortalecer o nome da marca, faz com que ela própria se venda.
Outro intuito para investir no marketing de relacionamento é para transformar a marca em referência no mercado, especialmente pelas experiências que ofertadas ao público.
Considerações que devem ser feitas
Nos dias atuais, por causa do aumento da atenção e preocupação por parte da sociedade quanto a questões problemáticas que envolvem fatores sociais e ecológicos vivenciados no mundo inteiro, uma boa parte da população opta por buscar serviços de empresas e comprar produtos que dão total apoio financeiro para causas ligadas ao ramo social e ecológicos.
Várias ONG’s trabalham nos mais diversos segmentos em auxílio à comunidade. Porém, é preciso ter atenção e cuidado no momento de escolher qual instituição apoiar.
Um grande exemplo sobre o uso dessa ferramenta é a Nubank que traz o marketing de relacionamento como um diferencial para competir com os bancos concorrentes. O seu atendimento tem uma característica especial, o tratamento humanizado utilizado pela empresa trouxe o nome da mesma para destaque no ano de 2016.
Exemplos práticos para Marketing de Relacionamento
Ainda no exemplo do NU, dicas de viagem, brindes personalizados, cartas escritas a mão, fotos, englobam uma estratégia do banco, mas nada disso é feito tem um objetivo concreto.
A empresa tem total conhecimento de quem é seu público-alvo, sendo ele composto por jovens com até 30 anos e oferece um serviço exclusivo para cada um deles. Insatisfeitos com as experiências burocráticas que os bancos mais antigos oferecem, o Nubank consegue se comunicar com os seus clientes e fazer com que a empresa se promova digitalmente.

Provoca sentimentos bons em relação cliente X empresa
E a consequência da implantação dessa técnica? Em aproximadamente dois anos, são cerca de 3 milhões e meio de clientes e calculando um número de 400 mil pessoas que estão na fila de espera para também se tornar um cliente.
Na página do Facebook da empresa já são 479.629 seguidores. Conseguem gerar a receita e mesmo sendo uma empresa com atendimento 100% virtual, a proposta de atendimento é 100% humanizado. Dessa maneira, a Nubank conquista o título de ser “essa Coca-Cola toda”.
Se é possível haver este entendimento dentro de um mundo tão burocrático que é o financeiro, quer dizer que você poderá explorá-la em diversos outros setores de forma inteligente, elevando o valor do seu produto, fazendo com que o cliente não enxergue, apenas, a questão do preço.