A leitura é essencial para que a gente amplie os horizontes. Através dela, conseguimos enxergar cenários que, muitas vezes, não pudemos ver antes. É com ela, também, que vamos aprendendo a crescer, profissionalmente como pessoa.
E, quem já é amante deste estilo de vida, sabe bem que existem livros para os diversos conteúdo, inclusive, de Marketing de Relacionamento.
Nós já abordamos em outras matérias, diversos conteúdos que explicam melhor para você o que, de fato, é o marketing de conteúdo, certo? Agora, chegou a hora de você fazer a lição de casa!
Separamos no texto de hoje, os cinco melhores livres sobre o Marketing Digital. Estes livros abrem sua mente empreendedora e dá dicas funcionais sobre o que você pode e deve melhorar dentro da sua ação estratégica. Preparados para uma grande aventura? Então, vamos lá!
Livros sobre Marketing Digital
OS livros, em sua grande maioria, abrem os olhos para situação que, muitas vezes, não estamos enxergando como está. De forma crítica e bem simples, separamos aqueles que pode servir como uma base excelente para o seu aprendizado. Confira!
1 – Philip Kotler, Marketing 3.0
No ano de 2005, Philip Kotler como considerado ícone de negócios pela Financial Times, logo depois de Jack Welch. E também foi selecionado pelo Management Centre Europe como o melhor dos profissionais no ramo do marketing.

Philip Kotler, Marketing 3.0
No seu livro, ele especifica e explica o marketing em três vertentes: o “Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. A última versão tem como base uma avaliação da mudança de comportamento de consumo do público alvo.
O autor traz a proposta da tecnologia como inovação para que o cliente tenha acesso total das informações do produto no momento da compra. Essa questão traz para as empresas um posicionamento diferente diante o mercado, não apenas na marca ou valor do produto, mas também no contexto de vida dos usuários e o valor que a organização construí como um todo.
O que traz esse livro como um dos top 5 é que os capítulos estão separados em “tendências, estratégias e aplicação”, desse modo é mais fácil o caminho para começar a praticar o que se está lendo.
2 – AL Ries and Jack Trout, Positioning: the battle of your mind
Nesse livro, os autores trazem o Posicionamento como é uma técnica para construir na cabeça do comprador o que é uma empresa, ou marca ou um produto.

AL Ries and Jack Trout, Positioning: the battle of your mind
O intuito do livro foi falar sobre as dificuldades que a empresa continha na comunicação com o seu público alvo, envolvendo questões como por exemplo: comparação a um produto concorrente, benefícios, soluções e necessidades correspondidas, características do produto e categorias e uso.
O conteúdo desse livro também traz exemplos reais de empresas se posicionando de maneiras diversas, tanto como se pôr na franqueza de um concorrente quanto como é o posicionamento de uma empresa que traz a religião para dentro do ambiente de trabalho.
3 – Seth Godin, Unleashing the Ideavirus
Nesse livro o autor buscar inovar e ir contra o caminho clássico que já é posto para o marketing, nele pode se encontrar uma oportunidade de fazer a informação se estender do negócio para o usuário, acreditando que é muito mais fácil e efetivo quando a informação é passada entre os próprios clientes.

Seth Godin, Unleashing the Ideavirus
Esse conceito foi informalmente nomeado de boca a boca ou uma forma que pode ser chamada de marketing viral.
Um grande exemplo trazido no livro é o caso do Hotmail, que acrescentava em todo final de e-mail que foi enviado, uma frase convidando o destinatário a realizar uma conta gratuita no site e dessa forma conseguiu crescer muito mais do que esperado.
4 – Robert Cialdini, Influence: The Psychology of Persuasion
O conteúdo deste livro não tem o objetivo de atender apenas os usuários que atuam na área do marketing. Ele traz a proposta de compreensão do mundo em você vive que muitas vezes está sendo manipulado por ele.

Rober Cialdini, Influence: The Psychology of Persuasion
O autor é Rober Cialdini que é um psicólogo muito reconhecido e que demorou muitos anos de pesquisas para escrever essa obra que, atualmente, está entre os top 5 do assunto. O próprio Robert relata que um dos porquês de escrever o livro, foi porque sempre caia nas técnicas que são trazidas no livro. A sua versão para o português é nomeada de “A psicologia da persuasão”.
Muito dos assuntos abordados são sobre a reciprocidade, escassez, comprometimento e consistência, afinidade, autoridade e social proof. Além de uma pesquisa experimental muito interessante com aves.
O que levou o livro a estar nessa lista é o fato da quantidade de aplicações e verdade no que é abordado.
5 – Ann Handley, Everybody Writes: Your Goto Guide to Creating Ridiculously Good Content
Falar sobre marketing é importante, mas quando se fala do assunto é muito importante citar sobre a criação de conteúdo.

Ann Handley, Everybody Writes: Your Goto Guide to Creating Ridiculously Good Content
E esse livro traz para o leitor que busca atingir seus objetivos e resultados através da criação do seu conteúdo. E para desenvolver essa técnica, é muito importante escrever bem e é uma lição em que a autora promete passar aos seus leitores.
Na versão traduzida, o livro leva o nome de Regras de Conteúdo. E ele é o mais novo dos top 5 livros de marketing de relacionamento com um pouco mais de um ano de lançamento.