No universo empreendedor, fidelizar um cliente é uma tarefa ainda mais difícil do que conquistá-lo. Ambos os desafios são complexos: a diferença é que para fidelizar um cliente é necessário criar e seguir um conjunto de estratégias variadas. Isso é o que chamamos de marketing de relacionamento, e pode transformar a relação do seu cliente com a sua marca.
Nesse artigo, você aprenderá sobre o marketing de relacionamento e de que maneira ele pode contribuir com a sua empresa.
Confira também como empregar suas estratégias em seu negócio e obter resultados positivos a partir dele. Tenha uma boa leitura!
O que é Marketing de Relacionamento?
Como já explicado acima, o marketing de relacionamento nada mais é que um conjunto de estratégias para manter uma relação mais próxima com o seu consumidor. Diante de um mercado competitivo, é importante garantir que seu cliente se lembre de você na hora de sanar suas necessidades ou problemas futuros.

O Marketing de Relacionamento é importante para o destaque de uma marca
Além disso, sabe-se que a melhor propaganda é aquela que é feita por clientes satisfeitos, que confiam em seu trabalho. Por meio de uma relação afetiva, o marketing de relacionamento te ajuda a virar referência entre os seus consumidores.
Para colocar esse plano em prática, é fundamental que você conheça muito bem o seu cliente, seus hábitos de consumo e suas necessidades. Pesquisas de satisfação e a criação de personas podem te ajudar com isso.
Uma vez em vista o comportamento e as prioridades de seus potenciais clientes, será mais fácil montar uma estratégia de marketing para atingi-los. Agora vamos para o próximo passo: as estratégias.
Principais estratégias usadas pelo marketing de relacionamento
Agora você já sabe a revolução que o marketing de relacionamento pode causar na sua empresa. Vamos falar sobre as principais estratégias que você pode empregar? Confira:
Marque presença nas redes sociais
Na era digital, é indispensável que sua empresa esteja presente onde possa manter contato direto com os seus clientes. Ou seja, nas redes sociais. Tenha certeza de causar uma primeira impressão positiva!
Crie perfis nas principais redes sociais — você pode começar com uma página no Facebook e uma conta no Instagram, por exemplo. Poste conteúdo relevante e com frequência. Procure estimular a interação por meio das publicações. Fazer perguntas descontraídas e criar enquetes podem ser uma ótima opção!
Descubra a frequência ideal para realizar posts em suas redes sociais a partir do perfil do seu cliente, e tente segui-la à risca. Vídeos são uma boa alternativa, uma vez que geralmente chamam mais a atenção dos seguidores de uma página.
Por fim, fique atento aos comentários e avaliações! Muitos clientes podem entrar em contato por esses meios para tirar dúvidas, o que gera uma oportunidade para criar relações mais próximas.
Busque excelência no seu atendimento
O atendimento diz muito sobre uma marca. É isso que ficará marcado no consciente do seu cliente. Ele precisa saber que pode contar com a sua empresa quando precisar.
61% das pessoas afirmam que um bom atendimento é ainda mais importante do que o valor ou a qualidade de um produto. Isso é o que indica uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Um bom atendimento é essencial!
Na maior parte das vezes, o cliente recorre à empresa quando se vê diante de algum problema, dúvida ou necessidade específica. É essencial demonstrar empatia e confiança nesse momento! Dessa forma, o consumidor saberá que está lidando com uma empresa séria, comprometida e, principalmente, que o respeita.
Invista em uma equipe de atendimento focada em manter uma relação de confiança com seu cliente, por meio da capacidade de sanar suas dúvidas e seus problemas.
Mantenha seu cliente informado sobre ofertas de produtos
Nem sempre seu cliente terá tempo para acessar seu site e se manter atualizado sobre suas ofertas e lançamentos. Mas não tem problema: você pode mantê-lo informado das suas ofertas.
Você pode fazer isso através de e-mails periódicos, com as principais promoções e novidades oferecidas pela sua empresa. Personalizar essas sugestões a partir das suas últimas compras pode ser um ótimo atrativo!
Faça das datas importantes uma oportunidade
Aniversário, Natal e demais datas comemorativas podem ser uma excelente oportunidade para marcar presença no subconsciente do seu cliente. Você pode mandar um e-mail gentil nessas datas, desejando bons votos e, quem sabe, até oferecendo um desconto especial?!
Seu software de cadastro de clientes pode te ajudar a automatizar esse processo, criando mensagens a serem disparadas automaticamente durante essas datas estratégicas.
Nesse artigo, você pôde aprender sobre as principais estratégias para implementar o marketing de relacionamento em sua empresa e fidelizar o seu cliente. No fim das contas, não é uma tarefa tão difícil quanto parece, não é?! E os resultados podem ser surpreendentes!
E então, o que achou das nossas dicas de estratégias? Já implementou alguma delas e obteve sucesso? Tem alguma outra sugestão para nos indicar? Deixe o seu comentário abaixo!