Você já deve ter ouvido falar do marketing de relacionamento: um conjunto de estratégias adotadas por empresas com o objetivo de aperfeiçoar a relação com os clientes. Atrair novos consumidores é um desafio, e é preciso estar sempre inovando de acordo com as tendências de mercado.
Manter um cliente, então, e transformá-lo em um fã da sua marca, é uma tarefa ainda mais complexa. E é essa a diferença que o marketing de relacionamento pode fazer na sua marca.
O relacionamento com o cliente tem se tornado um dos aspectos mais valorizados em uma empresa. É preciso fazer com que cada contato e experiência com a sua instituição seja algo único e memorável de uma maneira positiva.
Dessa forma, o consumidor fica ciente de que é possível recorrer ao seu suporte sempre que for necessário. Essa relação de confiança pode trazer benefícios incríveis para a imagem da sua marca!
Confira a seguir algumas entidades que aderiram ao marketing de relacionamento, e o que elas têm a te ensinar a respeito.
Cases de sucesso para você se inspirar e aderir ao marketing de relacionamento
Diversas marcas têm obtido resultados muito satisfatórios através do marketing de relacionamento. Conheça alguns exemplos que se tornaram verdadeiras inspirações!
Nubank
Com linguagem descontraída, moderna e atendimento super acessível, a Nubank se tornou referência em atendimento ao cliente.
Isso só foi possível devido ao seu grande conhecimento sobre seus consumidores, seus hábitos e suas necessidades. É preciso, antes de tudo, realizar pesquisas para obter o maior número de informações possíveis acerca de potenciais usuários da sua marca.
A startup de serviços financeiros pode ser encontrada em diversas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc. E todos os seus canais de atendimento funcionam muito bem: seu retorno é geralmente rápido, a linguagem é receptiva e gera aproximação com o cliente.
Mais do que clientes, a Nubank conquista a cada dia mais fãs e defensores da marca. Não à toa, a empresa alcançou o 3º lugar na categoria de atendimento ao cliente no ranking EXAME/IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente) de 2017.
Serviços de streaming
Quanto mais informações a respeito de potenciais consumidores sua empresa acumular, mais fácil será proporcionar experiências personalizadas e impactantes. Podemos aprender muito sobre isso com serviços como o Spotify e o Netflix, por exemplo.
Ao fazer uso do big data, esses serviços de streaming personalizam a experiência de cada cliente. Cada usuário tem dicas de playlists e produções sugeridas com base no que já foi consumido dentro de sua plataforma.
Quanto mais você usa esses serviços, mais eles aprendem sobre as suas preferências pessoais. Dessa forma, há maior chance de te agradar ao te recomendar uma nova banda no Spotify ou um filme recém-lançado no Netflix.
A importância das pesquisas na estratégia da sua empresa
Conforme dito anteriormente, é fundamental conhecer o máximo possível sobre o seu cliente para obter grandes resultados com a sua estratégia de marketing de relacionamento.
É nessa hora que entra a pesquisa de opinião, uma etapa de extrema importância para saber se os resultados desejados estão sendo alcançados da melhor forma.

Marketing de relacionamento- Entenda seu cliente
Disponibilize questionários em suas redes sociais e no site da sua empresa para que os seus consumidores possam respondê-los. Dê preferência por questionários rápidos e objetivos. Mostrar que você se preocupa com a opinião de seus consumidores já pode causar um impacto positivo. Mas também é importante saber usar o resultado dessas pesquisas a seu favor.
Você também pode fazer pesquisas para entender melhor os hábitos de consumo e principais necessidades dos seus clientes. Isso deve contribuir na maneira como você irá pensar a melhor estratégia para alcançá-los.
E você, já aderiu ao marketing de relacionamento? Teve ou está tendo alguma dificuldade durante o processo? Compartilhe a sua experiência conosco!