Que o Marketing de Relacionamento é uma ação importante para o bom estabelecimento do vínculo empresa X cliente, ninguém tem dúvidas. Até mesmo quem está pensando em entrar pelo mercado agora, pela primeira vez, sabe dessa importância em “agradar” aqueles que prestigiam a marca.
É uma das formas mais bacanas- e reais- de fidelização de clientes e retenção. É automático: Quando o consumidor recebe um brinde da empresa, ele acolhe aquilo com amor. É como se ela dissesse o quanto ele é especial e por isso, ele volta. Sempre volta e também indica pessoas para comprarem seus produtos ali.
Existem diversas formas de agregar valor ao seu produto. Mas antes de partir para a ação, da fato, é necessário planejar. Planejar para que a comunicação adotada pela empresa esteja, de fato, correspondendo ao público-alvo.
E, para que você consiga partir de algum pressuposto e obter êxito dentro deste cenário, é necessário que você conheça algumas ações estratégicas certeiras, que irão nortear o desenvolvimento de suas campanhas. Observe!
Conhecer o seu público-alvo
Para construir uma boa comunicação com os seus consumidores, a empresa precisa buscar várias técnicas, realizar diversas pesquisas e fazer qualquer coisa para entender e conhecer de perto cada detalhe que envolve esse público.
Compreender quem são essas pessoas envolve estratégias para identificar as suas principais necessidades, desejos, idade, hábitos, classe social, aspirações pessoais, entre outros fatores.

Saiba quem é o seu público alvo
Para conseguir identificar esses aspectos, desenvolva as personas da sua empresa ou marca, ou melhor dizendo, crie representações dos seus principais clientes. Dessa forma, você vai centralizar o seu relacionamento para esse público, buscando conquistar sua atenção para então se tornar seu cliente.
Conseguindo atrair essa audiência e adquirindo dados estratégicos sobre a mesma, você, consequentemente, conseguirá uma base de contatos, com a qual definirá uma comunicação para atrair e fidelizar esse público.
Marketing de Relacionamento através das Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais se transformaram um uma das mais importantes ferramentas de trabalho, conquistando a criação de um vínculo entre cliente e a empresa.
Estar presente e atualizado nas mais importantes redes, como Twitter, Instagram, LinkedIn e Facebook não é apenas uma questão de diferencial e exclusiva para algumas marcas, mas sim uma estratégia importante do Marketing de Relacionamento.
As redes sociais proporcionam ao empresário uma maneira fácil de rápida de divulgar a sua marca, trazendo muitas vezes resultados imediatos e de curto prazo. Mas é preciso estudar esse campo para não tomar decisões não assertivas e acabar resultando em um efeito contrário do que essa ferramenta pode trazer.
Criar conteúdo de qualidade
Criar um bom conteúdo é uma estratégia que também envolve as redes sociais, pois são nelas que você poderá desenvolver esse material e criar mais contato com o seu público.

Crie um conteúdo de qualidade
Desenvolver textos, imagens e vídeos com informações e dados que sejam verdadeiros e úteis ao usuário é muito importante para promover o seu produto e a satisfação do cliente com o serviço oferecido, até mesmo antes de adquirir o produto em si.
Inovar na forma de agradar o cliente também é uma dica! Por exemplo, oferecer brindes personalizados na hora da entrega do produto, de modo que o cliente não esteja esperando, mas acaba sendo surpreendido e conquistado pela ação da empresa.
Dar valor ao feedback dos clientes
Dentro de qualquer canal de comunicação com o cliente, desde as redes sociais até pessoalmente, valorizar o feedback dos clientes faz com que os mesmos também valorizem a sua marca. Independente da maneira que isso ocorre, é indispensável a valorização desse retorno dos clientes pelo serviço prestado, prazo de entrega, comprometimento, atendimento, qualidade do produto, entre outras coisas.
Treinamento dos colaboradores
A equipe de colaboradores da organização, especialmente aqueles que tem como função o atendimento ao cliente, precisam receber treinamentos, capacitações e conhecimento sobre a sua missão naquele cargo com frequência.
Um atendimento de qualidade envolve muitas questões, entre elas está a assertividade, agilidade e cordialidade. Uma pessoa assertiva sabe comunicar com clareza e objetividade sobre o produto.
Cordialidade consiste em garantir um relacionamento com o cliente seja agradável e respeitoso. Agilidade é ser rápido para entregar o produto no melhor tempo possível, satisfazendo o cliente quem pressa e trazendo maiores resultados para a empresa.