Em um mercado mais competitivo do que nunca, não basta conquistar clientes: é preciso fidelizá-los! É isso o que o marketing de relacionamento faz pela sua empresa. Ao combinar diversas estratégias para obter relações mais próximas com seus consumidores, esse método pode transformar o seu negócio.
Diversas marcas já aderiram ao marketing de relacionamento e estão colhendo seus frutos. Se esse ainda não é o caso da sua empresa, então, essa talvez seja a hora de aprender sobre essa técnica e implementá-la. Confira em nosso artigo a importância do marketing de relacionamento e como ele pode te ajudar!
Por que aderir às estratégias de marketing de relacionamento?
Se você pretende conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e se tornar uma referência na sua área, o marketing de relacionamento pode ser um importante aliado.
Através de um plano composto por ações coordenadas, a empresa pode criar um relacionamento de proximidade e confiança com o cliente. Isso em muito tem a contribuir com a imagem da marca, ao fazer com que se torne uma referência entre os consumidores. Branding, prospecção e fidelização do cliente são algumas das etapas envolvidas nesse processo.

O Marketing de Relacionamento gera uma coisa: Fidelização
Em plena era digital, o objetivo das marcas não é mais apenas conquistar clientes. É preciso conquistar seguidores, fãs e embaixadores da marca. Pessoas que irão defendê-la, contribuindo com a sua divulgação.
Rápido retorno diante de um contato, atendimento personalizado e soluções rápidas diante de problemas são algumas estratégias que compõem o marketing de relacionamento. São fáceis de implementar e podem trazer resultados muito satisfatórios.
Pesquisas recentes mostram a importância de um bom atendimento ao cliente, e como isso influencia a forma como ele enxerga a marca. Mas, afinal, como implementá-lo? Isso pode ser mais fácil do que você imagina. Confira!
Como implementar o marketing de relacionamento na minha empresa?
Ao contrário do que se pode pensar, adotar esse tipo de estratégia não é necessariamente algo custoso e complicado. O primeiro passo é renovar a ideia de como deve ser o relacionamento com o seu cliente. Antes, pensava-se que esse contato deveria ser mais objetivo e firme, o que contribuía com um relacionamento distante e, muitas vezes, pouco satisfatório por parte do cliente.
Essa talvez já não seja a melhor maneira de lidar com os consumidores, uma vez que o nosso objetivo agora é manter uma relação próxima e de confiança.

É necessário conhecer, exatamente, quem é o seu público
Para isso, é fundamental que os funcionários de sua empresa tenham também essa meta em mente. A ideia é fazer com que cada experiência de contato com a empresa seja satisfatória e única para o cliente. Invista em uma equipe capacitada, focada principalmente em solucionar os problemas apresentados pelo cliente.
Para personalizar o atendimento, faça pesquisas para melhor entender os comportamentos do seu público. Isso irá contribuir com a fidelização de cada consumidor, além de também ajudar a transformar a sua marca em uma referência no mercado.
Ainda não está convencido? Conheça a seguir um case de sucesso no assunto!
Confira um case de sucesso de marketing de relacionamento
A startup Nubank é um dos primeiros nomes que surgem quando o assunto é a experiência do cliente. Com identidade descontraída, moderna e marcada pela sua presença online, a empresa de cartões de crédito têm conquistado cada vez mais defensores da marca.
Já ouviu um amigo, parente ou conhecido oferecendo um convite para aderir ao Nubank? Ou então falando dos benefícios disponibilizados pela empresa? Além das inovações oferecidas quanto ao uso de cartão de crédito, isso acontece também devido à experiência que a marca possibilita aos seus usuários.
Os principais consumidores da empresa são pessoas jovens, que procuram evitar instituições burocráticas que tornem suas necessidades em situações frustrantes e cansativas. Pois bem, a startup inova ao oferecer soluções simplificadas, livres de burocracia e acessíveis.
Além disso, o seu relacionamento com o cliente é bastante inovador, uma vez que procura sempre adaptar a sua linguagem. Pode-se perceber que é o comportamento do seu público é sempre levado em consideração. Entender o cliente, seus hábitos e o que ele procura é algo fundamental para implementar com sucesso a sua estratégia de marketing de relacionamento.
Foi dessa forma que a Nubank conquistou, em 2017, o 3º lugar na categoria atendimento ao cliente no ranking EXAME/IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente). 115 empresas estavam competindo. Um resultado bastante notável para o que foi a primeira participação da empresa na competição.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing de relacionamento e como ele pode contribuir com a sua empresa, que tal colocá-lo em prática?
Restou alguma dúvida sobre o tema? Não tem problema! Deixe um comentário e iremos te ajudar a resolver.