Ter uma relação consolidada com seus clientes é a melhor maneira de mantê-los fiéis a sua marca e aos seus produtos. Para alcançar sucesso em seu negócio, é indispensável manter seus clientes por perto. Mas mais do que isso, o marketing de relacionamento é capaz de transformar os clientes em advogados da sua marca.
Quer saber como? Saiba mais a seguir sobre a importância do marketing de relacionamento e conheça algumas das principais estratégias para transformar a sua empresa.
O marketing de relacionamento e seu potencial de mudança
O mercado está, atualmente, mais competitivo do que nunca. É preciso realizar um trabalho de qualidade e diferenciado para uma marca se destacar e conseguir a atenção dos clientes.
Isso vale para todas as etapas, do topo do funil de vendas ao pós-compra. Cada etapa é uma oportunidade para surpreender seu cliente e torná-lo mais próximo da sua empresa.

É fundamental manter o bom relacionamento empresa X cliente
Mudando a visão da sua empresa e a forma tradicional de atender os seus clientes, é possível tornar sua marca uma referência no mercado. Para conquistar consumidores que se tornem advogados da sua marca, é fundamental pensar em estratégias diferenciadas e atrativas.
Como implementar o marketing de relacionamento? Confira as nossas dicas
Conheça a seguir 7 ações estratégicas para transformar seu cliente em seu principal aliado.
1. Ocupe as redes sociais
É fundamental manter uma presença online – essa é uma estratégia poderosa para aproximar empresas e clientes.
As redes sociais podem te ajudar muito com isso! Você pode começar com as redes mais utilizadas, como Facebook e Instagram, por exemplo. Se for necessário, a depender do seu público, você pode ampliar sua presença online aos poucos, para outras redes.
O planejamento de mídia irá te ajudar a manter uma frequência estratégica de postagens, para assim manter seus seguidores e clientes engajados e interessados em seu conteúdo. É importante, também, pensar em conteúdos relevantes e atuais.
Procure sempre incentivar a interação de seus seguidores através de enquetes e perguntas. A postagem de vídeos também pode contribuir com essa interação. Isso porque eles chamam mais a atenção dos internautas do que postagens comuns.
2. Saiba quem são os seus clientes
É quase impossível ter resultados satisfatórios sem conhecer o alvo das suas estratégias de marketing. Por isso, é fundamental que você conheça os seus clientes antes de definir seu comportamento nas redes e durante o atendimento

Saiba quem são os seus clientes
Manter um banco de dados atualizados com as informações dos seus consumidores irá facilitar bastante o seu trabalho. Dessa maneira, é muito mais fácil criar estratégias elaboradas e direcionadas de acordo com o resultado que deseja.
Quanto mais conhecimento você acumular a respeito das pessoas que procuram os seus serviços, mais otimizado será o seu trabalho e de sua equipe.
3. Realize pesquisas de opinião
As pesquisas podem contribuir, e muito, para o processo de reconhecimento de terreno. Procure se informar a respeito da impressão que a sua marca causa, como os clientes a enxergam e suas sugestões para aperfeiçoar seu serviço.

Faça enquetes
Você pode disponibilizar formulários de pesquisa em seu site e em suas redes sociais, e enviá-los por e-mail. Trabalhe com perguntas objetivas, mas deixe também espaços adequados para que o cliente possa dar sua opinião de maneira mais livre.
A depender do foco da empresa, as pesquisas de opinião podem ser feitas também com a ajuda da equipe de telemarketing.
4. Personalize o atendimento
Agora que você já conhece os seus consumidores, você pode personalizar o atendimento de acordo com cada cliente. Esse tipo de ação pode gerar muitas impressões positivas acerca da sua marca, uma vez que contribui com uma maior proximidade com o cliente.

Tenha um relacionamento excepcional
Se o seu público é mais jovem, você pode optar por uma linguagem mais descontraída e coloquial, por exemplo. Esse tipo de público geralmente prefere comunicar-se por meio de redes sociais e WhatsApp.
Já empresas com produtos e serviços focados em públicos da terceira idade podem exigir canais de atendimento mais tradicionais, como o telefone. Tudo isso você irá descobrir com mais certeza a partir das pesquisas que realizar. Por isso, não negligencie sua importância.
5. Mantenha-se acessível
Uma vez marcando sua presença online, fica muito mais fácil ser uma empresa acessível! Quanto mais opções de atendimento você fornecer para o seu cliente, melhor será a experiência dele com a sua marca.
Mas atenção: é preciso, realmente, mostrar-se disponível para atendimento e interação em todos os canais disponibilizados. Uma empresa que não responde os e-mails dos clientes, por exemplo, ou os directs do Instagram, pode acabar gerando uma imagem de descaso e ineficiência.
6. Pense em estratégias para fidelizar seus clientes
De que maneira você pode manter seus clientes atentos às ações e novidades da sua empresa?

Pense em Novas estratégias
Uma opção possível é, por exemplo, disparar e-mails automáticos e frequentes com as suas ofertas. Você pode fazer uso da big data para personalizar as sugestões de ofertas de acordo com as últimas compras de cada cliente.
7. Seja amigo dos seus consumidores
Amigo que é amigo aparece no seu aniversário, Natal e demais datas comemorativas. Você pode personalizar mensagens descontraídas para essas épocas estratégicas. Dessa forma, você lembra seu cliente que sempre estará presente nos momentos mais importantes.
Um cupom de desconto também pode cair bem no aniversário do seu cliente, e assim por diante.
Com o marketing de relacionamento, é importante mostrar-se sempre presente e atento às necessidades e problemas do seu consumidor. Dessa forma, você pode superar suas expectativas e resolver problemas que nem mesmo ele sabia que tinha.
Quaisquer dúvidas acerca desse tema, entre em contato conosco. Queremos te ajudar a aderir ao marketing de relacionamento da melhor forma possível.